img
img
bercario-frente1
img
bercario-frente3

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular, organizando-se em campos de experiência e conhecimento.

Seu desenvolvimento pretende assegurar condições para que as crianças aprendam em situações nas quais desempenhem um papel ativo em ambientes que a convidem a vivenciar desafios, a sentirem-se provocadas a resolvê-los e que possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Temos como linha pedagógica a abordagem sócio-construtivista que acredita na criança como ser social, com grande potencial de desenvolvimento, que aprende e cresce na relação com o outro e com o grupo.

“Acreditamos que o brincar e o interagir perpassam todas as experiências nas quais as crianças irão construir e apropriar-se de sua aprendizagem, desenvolvimento e socialização com o outro e com o grupo.”

Uma escola em movimento

O olhar inovador para as práticas educacionais sempre permeou o espaço escolar da Evolução, motivados pela consciência de que a educação deve estar atualizada com as transformações do seu tempo.
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil que constam na Base Nacional Comum Curricular norteiam a prática pedagógica dos profissionais que atuam com as crianças na escola.

       Conviver                Participar              Expressar  

             Brincar              Explorar           Conhecer-se

O brincar

O brincar perpassa todas as experiências nas quais a criança irá construir e apropriar-se de sua aprendizagem.

Brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida. Quando a criança brinca, ela amplia seu vocabulário, dá nome aos objetos, faz uso de expressões do dia a dia, conversa com outras crianças e com os brinquedos, estabelecendo relações entre as brincadeiras simbólicas (jogos de faz de conta) e outras formas de linguagem, inclusive, resolvendo situações conflituosas e desafios que surgem nestes momentos, como dividir brinquedos, estabelecer papéis em uma brincadeira, construir um novo brinquedo, entre outros.

Acolhimento das novas crianças na escola

Desde os bebês até as crianças maiores, a chegada na escola é um momento de transição importante, pois eles passam de um ambiente conhecido, a sua casa ou a escola em que estavam, para um outro totalmente novo e diferente.
É um processo que requer conhecimento dos espaços e das pessoas e de relações e vínculos que serão construídos aos poucos entre a criança e os profissionais da escola. E é nesse momento que levamos em conta as individualidades de cada criança, fazendo o acolhimento com muita tranquilidade, até que ela se sinta segura e confiante. Os pais participam da transição até que a criança não necessite mais de sua presença no acolhimento.

Estrutura

O berçário conta com uma infraestrutura ampla e preparada para receber e acolher os bebês e as crianças com conforto e segurança. Há diversos ambientes como o espaço de convivência, quarto do soninho, lactário, fraldário e parque.

Os cuidados com a alimentação, higiene e o sono da criança são considerados fundamentais para a formação do vínculo com as profissionais, sempre envolvendo olhares, conversas e toque afetuoso para marcar a relação de confiança que está sendo construída.

O acompanhamento das crianças é realizado por uma professora, com graduação em Pedagogia, além das assistentes e professores de música e estimulação motora.

O olhar cuidadoso dos profissionais que atuam com as crianças busca sempre reconhecer as especificidades etárias, as singularidades individuais e coletivas da criança, promovendo uma proposta que contemple o desenvolvimento de habilidades e valorize o seu potencial.

Atividades Complementares

No Berçário, as crianças têm aulas de Música e Estimulação Motora, semanalmente, como parte da proposta de inserir desde cedo um repertório cultural de músicas e atividades de desenvolvimento corporal e motor. Além disso, a professora planeja atividades trazendo sempre o brincar, os estímulos sensoriais, a contação de história e muita música.


Cardápio

Alimentação na escola
Durante o período de permanência das crianças, o lanche e as refeições são preparadas por uma equipe da própria escola e com a elaboração do cardápio por uma nutricionista. Priorizamos uma alimentação saudável, trabalhando os bons hábitos com as crianças.