Informativo de Nutrição – Café da Manha

Por

Informativo: Nutrição

Café da manhã- sua importância na vida da criança!

Enquanto a criança cresce, seus hábitos alimentares se formam, necessitando de uma série de cuidados e muita atenção. A criança que se alimenta saudavelmente cresce adequadamente, tem saúde e disposição para aprender, brincar e interagir. E para começar o dia com uma boa alimentação, nada melhor do que atentarmos ao café da manhã.
Após uma boa noite de sono e muito tempo sem comer, o organismo da criança necessita de energia e nutrientes para funcionar da maneira mais plena. Para repor estas energias, o café da manhã tem papel fundamental!
Porém, o que mais encontramos por aí são crianças omitindo esta refeição, ou pais que servem apenas um dos alimentos importantes do café da manhã para que a criança inicie suas atividades do dia.
Hoje sabe-se, através de diversos estudos, que crianças que não consomem o café da manhã apresentam mais dificuldades no processo de aprendizagem e no rendimento escolar, além de contribuir significadamente para a obesidade infantil.
Quem toma um bom café da manhã não se sente cansado ou com fraqueza nas primeiras horas do dia. Quem faz esta refeição tão importante apresenta aspectos positivos em relação à memória e a atenção, e melhora seu desempenho cognitivo.
Mas como servir as nossas crianças esta refeição tão rica e tão completa, que garante tantos benefícios? Sugiro deixar a mesa semi-pronta no dia anterior. Servir a criança, com pelo menos um alimento de cada grupo: construtores (fonte de proteína, também ricos em Cálcio) como o leite, iogurte e queijos; energéticos (carboidratos) como pães e cereais, de preferência integrais e os reguladores (fonte de vitaminas), as frutas.
Se a criança não tem ainda o costume de tomar o desjejum, comece aos poucos, servindo um, dois alimentos, até chegar à refeição completa. Em troca, você contribuirá para que a criança seja mais saudável e disposta, pronta para descobrir todo um mundo a sua volta!

Abraços saudáveis,

Fabiana Borrego

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *