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Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular, organizando-se em campos de experiência e conhecimento.

Seu desenvolvimento pretende assegurar condições para que as crianças aprendam em situações nas quais desempenhem um papel ativo em ambientes que a convidem a vivenciar desafios, a sentirem-se provocadas a resolvê-los e que possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Temos como linha pedagógica a abordagem sócio-construtivista que acredita na criança como ser social, com grande potencial de desenvolvimento, que aprende e cresce na relação com o outro e com o grupo.

"Acreditamos que o brincar e o interagir perpassam todas as experiências nas quais as crianças irão construir e apropriar-se de sua aprendizagem, desenvolvimento e socialização com o outro e com o grupo.”

Esta é uma das perguntas que muitos pais fazem enquanto as crianças estão na escola e, para que possam acompanhar esses momentos, veja as atividades propostas:

– Acolhida dos bebês: Receber as crianças, verificar a agenda e seu bem estar.

– Brincadeiras na sala: Estimulação do tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Passar no pezinho ou na mão uma pluma; aproximar de sua mãozinha algo áspero e depois macio. Colocar sentado no bebê conforto e deitado no tapete com móbiles estimulando a percepção sensorial.

– Hora do lanche: Suco e fruta.

– Estimulação no parque e banho de sol: Ao ar livre, observar o barulho de aviões e pássaros, deixar o bebê explorando o espaço com brinquedos adequados à faixa etária e que proporcionem a execução de movimentos variados, como por exemplo, balança, escorregador, gangorra e motocas. Acomodá-los em bebê conforto oferecendo brinquedos coloridos e sonoros.

– Higiene, banho e soninho

– Hora do almoço: Durante as refeições relatamos ao bebê o que está comendo, mostrando os alimentos.

– Estimulação Motora (Professor Especializado em Estimulação Motora e fisioterapeuta): Atividades utilizando bolas, blocos de espuma, balança e cadeira de estimulação que desenvolvem a coordenação motora geral, a tonicidade dos membros e o conhecimento corporal em contato com o espaço físico. Higiene, banho e soninho.

– Aula de Música (com professora especializada): Utilizamos brinquedos e fantoches coloridos, de diferentes formas e tamanhos que são mostrados aos bebês estimulando-os a manusear o objeto.
Hora do lanche (leite, frutas e diversos).

– Momento da história: Contar histórias curtas, imitando os sons dos animais com diferentes tons de voz. Atividades recreativas interagindo entre eles de acordo com a faixa etária, além de manipularem brinquedos e livros diversos.

– Preparação para a saída e higiene: Oferecemos lanche e suco para as crianças que saem neste horário.

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Desenvolvimento Intelectual

O desenvolvimento intelectual é um processo que começa desde o nascimento da criança (e, possivelmente, antes). Ao nascer, um bebê apresenta comportamentos simples e também alguns reflexos. Ele necessita de toda a atenção e cuidados do adulto, pois sozinho ele não sobreviveria. É importante ficar atenta, pois o período que vai do nascimento à aquisição da linguagem é marcado por um extraordinário e complexo desenvolvimento da mente. O bebê progressivamente aumenta o autocontrole do seu próprio corpo e sentimentos. Assim, ele, conseguirá pouco a pouco lidar com as demandas da vida. A melhor maneira de propiciar o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças é através da interação com adultos e outras crianças. Estimular este desenvolvimento brincando é a melhor opção. Veja algumas dicas de estimulação que nós fazemos na escola e que podem ser realizadas em casa também:

1º mês – Converse ou cante para o bebê. O som da voz é aconchegante e lhe transmite segurança. Faça massagem e estimule cada parte do corpinho dele: pés, mãos, costas, rosto. Você pode colocar uma música suave e revelar, através deste contato físico, seus sentimentos por ele, pois o toque de suas mãos transmitirá amor, carinho e segurança.

2º mês – Apresente objetos grandes e coloridos para que ele possa brincar e tentar alcançá-los com as mãos. Junto ao berço coloque móbile colorido dentro de seu campo visual.

3º mês – Cante, faça gestos e expressões faciais. O bebê tentará imitá-la e responderá aos estímulos com sorrisos e ruídos. Estimule o tato do bebê com objetos de diferentes texturas. Ex: passe no pezinho ou na mão dele uma pluma e observe as reações; aproximar de sua mãozinha algo áspero e depois macio. Coloque-o sentado no bebê conforto ou no sofá apoiado por almofadas.

4º mês – Conte histórias curtas e imite o barulho dos animais com diferentes tons de voz. O bebê tentará imitar você. Jogue brinquedos (bolas, dados) para ele tentar pegar. O bebê reconhece a voz e irá olhar na direção de quem está falando.

5º mês – Durante o banho do bebê brinque com a água e relate o que vocês estão fazendo. Deixe-o brincar com brinquedos macios, como mordedores, pois tudo que pega leva à boca. Coloque músicas de diferentes ritmos e dance com ele. Espalhe brinquedos ao redor do bebê e o deixe brincando no chão.

6º mês – Durante as refeições relate ao bebê o que está comendo. Mostre os alimentos. Você pode convidá-lo a passear e ele lhe estenderá os bracinhos. Imite o barulho dos animais e objetos, como gatos, telefone, estimulando-o a fazer o mesmo. Ao ar livre deixe-o próximo a árvores, para que ele observe o balanço e barulho das folhas.

7º mês – Dê brinquedos que façam barulho, coloridos, de diferentes formas e tamanhos. Coloque-os próximos ao bebê e estimule-o a buscá-los. Ensine-o a dar “tchau”. Em pouco tempo repetirá os seus gestos. No banho, disponibilize brinquedos que flutuem para estimular a percepção e curiosidade.

8º mês – Durante o banho mostre livrinhos apropriados e deixe-o manuseá-lo. Será uma grande diversão. Brinque de esconde-esconde com uma toalha ou cortina, o bebê baterá palmas de alegria. Deixe que o bebê jogue objetos no chão. Ele repetirá inúmeras vezes este movimento, assim estará criando a noção de causa e efeito. Conte histórias, mostrando as imagens do livro.

9º mês – Deixe perto do bebê brinquedos grandes e coloridos. Ensine-o a empilhá-los e encaixá-los. Quando estiver com o bebê, relate tudo o que irá fazer. Ele começará a repetir sílabas. Deixe-o tocar em cachorros e gatos e converse sobre estes animais. Imite o barulho dos mesmos.

10º mês – Converse com o seu bebê e dê alternativas. Por exemplo: Você quer o urso ou a bola. Mostre à mamãe. Assim ele apontará o que quer e, muitas vezes, irá chorar se não for atendido. Dance e cante com ele no colo, ele tentará imitar a coreografia e soltará seus monossílabos. Dê-lhe um telefone de brinquedo. Assim, estará incentivando a linguagem do bebê. Leve-o a pracinhas e parques e deixe-o interagir com outros bebês ou outras crianças.

11º mês – Participe das brincadeiras de seu filho. Deixe à mão objetos que possam ser colocados e retirados de uma caixa ou balde. No banho coloque objetos que possam ser preenchidos com água e depois esvaziados. Leve-o a parques ou pracinhas e brinque com ele em escorregadores e balanços. Chame a atenção dele para objetos e animais conhecidos e também para as novidades. Estimule-o a beber água em copinhos ou com auxílio de canudinhos.

12º mês – Cante e conte histórias. Disponibilize livros e revistas para manusear. Incentive-o a comer sozinho e a guardar brinquedos. Ele já entende ordens curtas, portanto explique tudo a seu filho: o que estão fazendo, aonde vão… Brinque de “esconde-esconde” ou “pega-pega”. Jogue bola com ele. Estas atividades serão muito proveitosas para vocês e para o bebê.

A alimentação é realizada na escola com todos os cuidados de higiene e a preocupação de oferecer legumes, verduras e frutas frescas preparadas na hora e seguindo a receita do pediatra. A mamãe tem a opção de trazer a alimentação de casa. O cardápio da Escola Evolução é montado individualmente para cada criança, seguindo as orientações do pediatra de cada bebê. Os alimentos são sempre frescos e de primeira qualidade, a sopa contém legumes, verduras, grãos e carnes que são preparados no momento da refeição. Os sucos são feitos com frutas frescas e diversificadas, para atender às necessidades dos bebês.

 

O horário de funcionamento da Escola Evolução é das 7h30 às 19h e nossos horários são flexíveis, atendendo às necessidades de cada família:

– Meio período: 4h30 de permanência na escola.
– Intermediário: 6h de permanência na escola.
– Semi-Integral: 8h de permanência na escola.
– Integral: 10h de permanência na escola.