Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica tem como referência a Base Nacional Comum Curricular, organizando-se em campos de experiência e conhecimento.

Seu desenvolvimento pretende assegurar condições para que as crianças aprendam em situações nas quais desempenhem um papel ativo em ambientes que a convidem a vivenciar desafios, a sentirem-se provocadas a resolvê-los e que possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.
Temos como linha pedagógica a abordagem sócio-construtivista que acredita na criança como ser social, com grande potencial de desenvolvimento, que aprende e cresce na relação com o outro e com o grupo.

img
img
img
edinfantil11
img
ed-frente3

“Acreditamos que o brincar e o interagir perpassam todas as experiências nas quais as crianças irão construir e apropriar-se de sua aprendizagem, desenvolvimento e socialização com o outro e com o grupo.”

Uma escola em movimento

O olhar inovador para as práticas educacionais sempre permeou o espaço escolar da Evolução, motivados pela consciência de que a educação deve estar atualizada com as transformações do seu tempo.
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil que constam na Base Nacional Comum Curricular norteiam a prática pedagógica dos profissionais que atuam com as crianças na escola.

       Conviver                Participar              Expressar  

             Brincar              Explorar           Conhecer-se

O Currículo

É articulado a partir das experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças.
Cada faixa etária da Educação Infantil deve ser atendida em suas necessidades, de acordo com as suas capacidades e potencialidades e com os estímulos, desenvolvidos de forma coerente, saudável e respeitando as crianças de modo individual.

“Incentivamos a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.”

O brincar

O brincar perpassa todas as experiências nas quais a criança irá construir e apropriar-se de sua aprendizagem.

Brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida. Quando a criança brinca, ela amplia seu vocabulário, dá nome aos objetos, faz uso de expressões do dia a dia, conversa com outras crianças e com os brinquedos, estabelecendo relações entre as brincadeiras simbólicas (jogos de faz de conta) e outras formas de linguagem, inclusive, resolvendo situações conflituosas e desafios que surgem nestes momentos, como dividir brinquedos, estabelecer papéis em uma brincadeira, construir um novo brinquedo, entre outros.

Acolhimento das novas crianças na escola

Desde os bebês até as crianças maiores, a chegada na escola é um momento de transição importante, pois eles passam de um ambiente conhecido, a sua casa ou a escola em que estavam, para um outro totalmente novo e diferente.
É um processo que requer conhecimento dos espaços e das pessoas e de relações e vínculos que serão construídos aos poucos entre a criança e os profissionais da escola. E é nesse momento que levamos em conta as individualidades de cada criança, fazendo o acolhimento com muita tranquilidade, até que ela se sinta segura e confiante. Os pais participam da transição até que a criança não necessite mais de sua presença no acolhimento.

Estrutura

A estrutura da unidade, que recebe as crianças do Infantil 2 ao Infantil 5, conta com um amplo espaço, com parque de areia e brinquedos, espaço lúdico, espaço maker e espaço sensorial.

O olhar cuidadoso dos profissionais que atuam com as crianças busca sempre reconhecer as especificidades etárias, as singularidades individuais e coletivas da criança, promovendo uma proposta que contemple o desenvolvimento de habilidades e valorize o seu potencial.

Atividades Complementares

Incluso na mensalidade

➢ Música e Estimulação Motora – Infantil 1
➢ Música e Educação Física – do Infantil 2 ao 5
➢ Balé – do Infantil 2 ao 5
➢ Judô – do Infantil 3 ao 5

Atividade Extra (com custo)

A partir de 3 anos: Natação e Futebol

Cardápio

Alimentação na escola
Durante o período de permanência das crianças, o lanche e as refeições são preparadas por uma equipe da própria escola e com a elaboração do cardápio por uma nutricionista que acompanha e orienta esta equipe.
Priorizamos uma alimentação saudável, trabalhando os bons hábitos com as crianças.